A hora e a vez dos grãos

gastronomiaAlém de serem ricos em fibras que auxiliam no processo de manutenção e perda de peso, fornecem proteínas e gorduras boas que previnem doenças cardiovasculares. Os grãos têm se tornado destaque nas orientações nutricionais de quem quer ter uma alimentação mias saudável.

Veja alguns exemplos e inclua na sua alimentação:

Arroz: experimente o arroz arbóreo integral. Alternativa saudável para a preparação de risotos. Tem mais minerais e o dobro de fibras que o arroz branco.

Feijões: importante fonte de fibras na dieta do brasileiro, rico em proteína e ferro. O tipo azuki também fornece vitaminas do complexo B.

Aveia em grão: deve ser cozida e pode substituir o trigo, acompanha saladas e preparações quentes. Como a casca é mantida, apresenta mais fibras, o que ajuda no funcionamento do intestino e a diminuir o colesterol do sangue.

Chia: é uma semente mexicana. Tem elevada concentração de ômega-3 e de fibras. Em contato com líquidos, o grão se expande e ajuda a promover sensação de estômago cheio. Dica: consuma duas colheres por dia, misturadas no suco ou nas frutas.

Amaranto: rico em proteínas, auxilia na diminuição do colesterol. Dica: consuma 30 g por dia na forma de grãos cozidos e misturados no arroz, em flocos ou como farinha sobre frutas.

Quinoa: rica em proteína, gorduras do bem, fibras e vitaminas do complexo B. Ameniza os sintomas da TPM e da menopausa. Dica: use em substituição à farinha de trigo em bolos e pães, por cima das frutas, no leite e no iogurte, além de dar um toque especial na salada.

Sementes de abóbora e de girassol: ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a perda da memória na velhice. Procure consumir as versões sem casca, pois o sabor é mais agradável e a digestão é mais fácil. Dica: misture na granola, consuma como petiscos ou para temperar saladas.

 

Viu só? Existem várias formas de incluir os grãos na dieta para torná-la mais saudável. A ideia é misturar em preparações quentes e frias.

Acesso Rápido

Bom Prato oferece refeições para aquecer população vulnerável

O lema “nada como um prato quente de comida para aquecer o corpo e a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *