Aprenda como atrair borboletas

As flores alegram o ambiente, nossas almas e ajudam a curar as emoções desequilibradas. Algumas espécies animais também têm este poder como, por exemplo, as borboletas. Para ter  um jardim que atraia essas espécies a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SMVA), dá algumas orientações.
Segundo a bióloga Linda Lacerda da Silva, da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, da SVMA, as borboletas, insetos pertencentes à ordem Lepdoptera possuem hábitos diurnos, sentem aromas e têm boa visão. São atraídas por flores coloridas: amarelas, azuis, laranjas e vermelhas, isoladas ou em inflorescências e com corolas em forma de tubo, que se abrem durante o dia e apresentam odor delicado. Entre elas, destacam-se as marianinhas e as lantanas, que são perenes e arbustivas. Vivem mais do que dois anos e precisam ser plantadas em vasos maiores.
Esporinhas, zínias e girassóis são plantas herbáceas, anuais, que podem ser plantadas em jardineiras ou vasos. Porém todas precisam de mais de três horas de sol.
Vaso ou jardineira – Para fazer o plantio é preciso colocar, em um vaso ou jardineira, uma camada de argila expandida ou brita para facilitar a drenagem e, depois, forrar o local com uma manta. Por fim adiciona-se o substrato. Pode ser utilizado o que é vendido no comércio ou um composto doméstico, formado por partes iguais de terra, areia e matéria orgânica, como húmus.
Onde encontrar as plantas – Marianinha e lantanas podem ser compradas como mudas na Central de Abastecimento (CEASA), em outros viveiros de plantas ou pela internet.
Esporinhas, zínias e girassóis são cultivados a partir de sementes, que geralmente são vendidas em lojas especializadas, no Ceasa e pela internet. Neste caso, siga as instruções de épocas de plantio e outros cuidados descritos nos envelopes.
Adubação – Geralmente recomenda-se adubação com maior teor de fósforo para plantas floríferas, como, por exemplo, NPK 4-14-8. Deve-se aplicar adubo nas lantanas e na marianinha, que são plantas de ciclos de vida mais longos.
Durante um período de três ou quatro meses a esporinha, a zínia e o girassol já estarão floridos e aptos para atrair as borboletas. Procure comprar mudas de marianinha e lantanas já adultas que apresentem flores.
Marianinha e lantanas florescem o ano todo. Assim, você poderá receber a visita das borboletas com mais frequência.
Fonte: capital.sp.gov.br

Acesso Rápido

Cansado de ligações de cobrança e telemarketing, saiba o que fazer!

Quem nunca foi importunado por ligações insistentes de telemarketing e empresas de cobrança, no meio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *