Nistagmo: o que é a condição médica que provoca movimentos involuntários dos olhos

Nistagmo é uma condição médica que causa movimentos involuntários e repetitivos dos olhos, o que geralmente causa redução da acuidade visual, ou seja, quando há uma diminuição da clareza e nitidez da visão.
Existem três variações do nistagmo: horizontal, quando os movimentos dos olhos ocorrem na horizontal; vertical, quando os movimentos são na vertical; e rotatório, quando os movimentos acontecem de forma circular.
Além disso, o nistagmo é classificado em dois tipos diferentes: o congênito, que surge no nascimento, e o adquirido, geralmente causado por patologias relacionadas ao sistema nervoso central, infecção do ouvido interno, traumatismo craniano ou por uso de alguns medicamentos, álcool e/ou drogas. Nesses casos, o profissional médico pode pedir exames laboratoriais e de imagem para investigar a causa.
Além da hereditariedade, o nistagmo congênito pode estar associado a catarata congênita, estrabismo, miopia ou astigmatismo elevado, albinismo, outros distúrbios do nervo óptico e da retina, além do uso de medicamentos na gestação e síndrome alcóolica fetal.
Formas de tratamento – A cirurgia do músculo ocular (conhecida como cirurgia do estrabismo) pode ser indicada para alguns casos, quando há um posicionamento vicioso da cabeça. O procedimento não elimina completamente a condição, porém pode reduzi-la, além de melhorar o posicionamento de rotação da cabeça e da estética do paciente.
Outros tipos de tratamento dependem da causa. Prescrever o uso de óculos, lente de contato e uso de oclusão precocemente, realizar a cirurgia de catarata e eliminar o uso de drogas, por exemplo, assim como fazer acompanhamento psicológico, são formas de tratamento para a melhoria dessa condição.
Em caso de suspeita, o paciente deve buscar o primeiro atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Os endereços estão disponíveis na plataforma Busca Saúde. Fonte: capital.sp.gov.br

Acesso Rápido

Paraoficina Móvel: programação do mês de junho

A Prefeitura de São Paulo leva aos bairros da cidade a Paraoficina Móvel, uma van …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *