No mês da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação voltada à literatura afrofuturista

O ciclo de oficinas “A Produção Literária Afrofuturista” e a vivência “Afrofuturismo em Livros, Quadrinhos e nos Jogos de Mancala e Okan” acontecem na recém-inaugurada Biblioteca da Unidade e têm entrada gratuita.
Dia 20 de novembro é o “dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. Para celebrar uma data tão importante, durante todo o mês de novembro acontecem, no Sesc Pinheiros, atividades que marcam as heranças, as conquistas e as lutas do povo afro-brasileiro.
Nos dias 11, 12 e 13/11, na recém-inaugurada Biblioteca da Unidade, para os interessados em quadrinhos, houve “A Produção Literária Afrofuturista”. O ciclo de oficinas vai explorar a criação de narrativas afrofuturistas a partir de três eixos temáticos: Literatura para as infâncias, com Henrique André; Romances de ficção e fantasia afrocentrados, com Israel Neto, e Roteiro e quadrinhos, com Ariane Purika. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Central de Relacionamento Digital.
Também na área de ilustrações, no dia 15/11, sábado, acontece a vivência “Afrofuturismo em Livros, Quadrinhos e nos Jogos de Mancala e Okan”, com Israel Neto e Rodrigo Candido. A atividade dirigida a todas as iaddes propõe um mergulho na literatura e nos quadrinhos afrofuturistas, suas características, símbolos, obras e potencial para aproximar leitores e leitoras das culturas negras e afrobrasileiras. O encontro explora também a prática dos jogos Okan e a família de Jogos de Mancala, evidenciando o lúdico nas tradições afrobrasileiras e sua conexão com a literatura. A entrada é livre.
Outras programações – Nas quartas de novembro, a cantora, compositora e pesquisadora de culturas negras e interseccionalidades Maíra da Rosa ministra o curso “Tecnologias Ancestrais Negras em Perspectiva: Descolonizando o pensamento”. Durante as aulas, os participantes farão uma incursão no resgate e na valorização das tecnologias sociais afrocentradas, base para o empoderamento das comunidades negras e fortalecimento de toda a sociedade.
No último domingo, dia 9/11, na Praça do Sesc Pinheiros, o Grupo Maobé apresentou “Conexões da Diáspora”. O show celebra com cânticos, danças e ritmos ao som dos tambores, o encontro e reencontro dos corpos dançantes daqui e de lá. Artistas do Brasil e da África reverberam juntos sua energia ancestral conectadas pela arte na diáspora.
No feriado de quinta-feira, dia 20/11, tem a apresentação de “Dançando os Orixás. Cantando pro Santo”, com a Cia Cambona. É a representação da guerra e da justiça, o impulso, a ginga, o cuidado e a comunhão como elementos fundamentais para construção da cultura de reexistência das camadas populares.
No sábado e no domingo, 22 e 23/11, o público poderá experimentar “Brincadeiras Africanas”, com Xirê de Quintal. São jogos lúdicos de origem africana como, Mbube, Obwisana, Simamaka, Teca-teca entre outras, para crianças e adultos, promovendo o resgate da ancestralidade por meio da dança e de brincadeiras africanas.
Nestes encontros serão realizadas reflexões em roda e exercícios teórico-práticos sobre o que entendemos como tecnologias ancestrais negras em diversos eixos: cosmopercepções negras, culturas populares, artes (visuais/ corporais/sonoras/da palavra/imersivas/ multilinguagem), organizações sociais, meio ambiente, simbologias, filosofias) oraculares, referenciais teóricos marginalizados etc.
Programação de celebração à Consciência Negra Novembro de 2025 no Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros – São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: Terça a sexta: 10h às 22h. Sábados: 10h às 21h. Domingos e feriados: 10h às 18h30. Estacionamento com manobrista.

Acesso Rápido

Oficinas culinárias gratuitas no mês de dezembro

Para finalizar 2025, os Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) preparam uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *