Na noite desta terça-feira, 14 de outubro, foi realizado no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do Deputado Estadual Capitão Telhada, a Solenidade em homenagem aos 435 anos do bairro da Lapa.
Os homenageados lapeanos e convidados lotaram as dependências do auditório, para acompanharem uma belíssima e justa homenagem ao bairro da Lapa, que do dia 12 de outubro completou 435 anos de fundação, histórias e tradições que atravessam gerações.
A mesa diretora foi composta pelo proponente desta solenidade, deputado estadual Capitão Telhada; pelo sempre deputado, Coronel Telhada, subprefeito da Lapa; dra. Terezinha Penteado, representando todos os moradores da Lapa; pelo comandante do 4º BPM/M Ten Cel PM Helder; pelo representante da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC; e demais representantes do Exército, Polícias Federal, Civil, Bombeiros e Guarda Civil Metropolitana.
Após sua fala emocionada, sobre sua trajetória, família e laços com o bairro, o deputado estadual Capitão Telhada, atual Subprefeito da Lapa deu início à outorga da medalha heróis de 1932, oficializada pelo decreto nº 59.908, de 6 de dezembro de 2013. Devidamente registrada no serviço de chancelaria do conselho estadual da Ordem do Ipiranga, da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo. Homenageando neste ato personalidades civis, entidades e prestadores de serviço público que marcaram e ainda marcam a história do bairro da Lapa.
1) o tradicional Quartel da Lapa, em que está lotada a 2ª Companhia de Transporte do Exército Brasileiro; a superintendência regional da Polícia Federal em São Paulo, localizada na Lapa de Baixo; o Quarto Batalhão de Polícia Militar Metropolitano – “Coronel PM Luiz Nakaharada”; o 4º Grupamento de Bombeiros – Posto da Lapa.
2) a 7ª Delegacia de Polícia Civil; a 91ª Delegacia de Polícia Civil; o IML Oeste, órgão da Polícia Técnico-Científica; a Inspetoria Regional da Lapa, da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.
3) os Consegs que têm um papel muito importante na segurança dos lapeados e no contato das policias com a comunidade. Conseg Lapa e Conseg Vila Leopoldina, além do valoroso papel da 96ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB Lapa; e a Casa do Pequeno Cidadão, que recebe os menores em situação de vulnerabilidade destinados pelo Fórum da Lapa.
4) as Associações possuem um papel muito importante para a região, com destaques para a Distrital Oeste da ACSP; a Distrital Oeste da CIESP, o tradicionalíssimo Mercado Municipal da Lapa, representado pela ACOMEL; e um dos mais tradicionais grupos de escoteiros de São Paulo, o 241º Guarupe.
5) entidade e mídias que desempenham um papel importantíssimo na região, como Rotary Club Lapa; o Rotary Club São Paulo Alto da Lapa; o Jornal & Revista Nosso Bairro, entre outros.
6) entidades que desempenham um importante papel para os esportes e a cultura da lapa, como a ACM Lapa e o centenário União Fraterna.
7) homenagens individuais para personalidades civis e militares que marcam e macaram a história da Lapa: Coronel PM Luiz Nakaharada (in memorian), sempre comandante do 4º BPM/M, seu nome foi eternizado no quarto batalhão graças a um projeto proposto pelo então deputado estadual Coronel Telhada; Irineu Tadakazu Egute (in memorian), comerciante que marcou a história lapeana com a tradicional Otica da Lapa, além de ser muito atuante; dr. José Carlos de Barros Lima – historiador que idealizou o MMDC Lapa e fundador do tradicional Colégio Santo Ivo; e dra. Therezinha Penteado Corrêa de Almeida Oliveira – presidente da 96ª subseção OAB-Lapa, dentre tantas outras atribuições.
8) figuras eclesiásticas de paróquias marcantes da região e um reconhecimento a uma servidora pública ímpar: Igreja Nossa Senhora da Lapa; Paróquia São João Maria Vianney; Paróquia Nossa Senhora de Fátima; e sra. Elza Mendes Balhe – funcionária pública concursada da Subprefeitura da Lapa, que foi secretária de todos os subprefeitos que já passaram pela nossa região.
9) mais comerciantes e moradores que são muito importantes para a história da lapa: sra. Luzia Schiapim dos Santos – presidente do Rotary Clube Lapa no ano rotário 2019/2020; sr. Silvio Yoiti katsuragi – tradicional comerciante do Mercado da Lapa e diretor do conselho de orientação e fiscalização da Sociedade Esportiva; sr. Gerson Giroti Nunes – diretor do Colégio Pré- Médico, representando todos os educadores da nossa região; sr. Leão Deniz Guimarães – representando todos os comerciantes e empreendedores da Lapa.
10) Insanos MC, que é reconhecido como o maior moto clube do Brasil, e que vão muito além de uma comunidade de motociclistas, comprometidos com a excelência, a segurança, o amor e servir ao próximo, onde participam de inúmeras campanhas em prol da sociedade; detalhe, os Telhada também fazem parte do Insanos.
Ao final, o deputado Estadual Capitão Telhada agradeceu a todos os envolvidos na realização desta Sessão Solene, assim como a presença de todos e enfatizou: “A Lapa é um bairro histórico da zona Oeste de São Paulo, que combina o charme de uma cidade do interior, com a infraestrutura de uma metrópole!” Parabéns Lapa e seus Lapeanos!


JORNAL E REVISTA NOSSO BAIRRO Informação precisa para você !