A importância de se prevenir contra Gastrites e Úlceras

No último dia 29, foi o Dia Mundial da Saúde Digestiva e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) alerta a população para os cuidados com a Gastrite e Úlcera, principais doenças do aparelho digestivo causadoras de alguns sintomas como azia e má digestão. Só no último ano, o município de São Paulo registrou 398 óbitos por doenças do aparelho digestivo.
A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica. Isso quer dizer que a úlcera apresenta sintomas mais profundos que a gastrite, causando dores e desconfortos muito mais intensos e se não for tratada, pode levar o paciente à morte.
Estresse, consumo abusivo de álcool, cigarro, automedicação e má alimentação, são apenas alguns dos fatores que ajudam no desenvolvimento da gastrite e posteriormente da úlcera. Apresentar sintomas como azia e má digestão, fortes dores na região epigástrica, vômitos e até mesmo episódios de sangramento, pode ser um alerta para procurar um médico e iniciar o tratamento.
O tratamento da gastrite e úlcera leva em consideração um conjunto de fatores que beneficiam o dia a dia do paciente, isso envolve uma melhora na dieta, fazendo com que o paciente passe a adotar uma alimentação balanceada, sem longos períodos de jejum, descartando alimentos irritativos como pimentas, gorduras em excesso e massas.
Os medicamentos altamente comprovados na eficácia contra gastrite e úlcera, também são levados em consideração no tratamento, já o procedimento cirúrgico quase não é mais utilizado, a menos que seja para conter as úlceras sangrantes, onde não é possível uma reversão do quadro com métodos endoscópicos.
Melhorar os hábitos alimentares, não se automedicar, manter uma rotina saudável sem estresse, evitar o consumo excessivo de álcool e cigarros são medidas essenciais para o combate contra as doenças do sistema digestório. É muito importante adotar uma alimentação saudável e estabelecer limites nas atividades do dia a dia, evitando sempre que possível uma vida agitável e só tomar medicamentos sobre prescrição médica. Tudo isso reduz as chances de desenvolvimento da gastrite que mais tarde pode ocasionar as úlceras.
Fonte: capital.sp.gov.br

Acesso Rápido

Estudo testa efeito de medicamento na diminuição do desejo por bebidas alcoólicas

A Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) procura voluntários para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *