“A Nascente Mora Aqui”

O curta-metragem documental retrata a importância da Praça da Nascente, um oásis que abriga 13 nascentes e remanescentes do cerrado em plena cidade de São Paulo. Ela está sendo ameaçada pela construção de um empreendimento ao lado, que pode prejudicar drasticamente seu ecossistema.
Por meio de depoimentos de frequentadores, coletivos e especialistas, o curta-metragem documental “A Nascente Mora Aqui” (2020) retrata a importância da Praça da Nascente e pede atenção da população e de órgãos públicos para a sua proteção.
Em plena metrópole, em uma rua pacata na Zona Oeste da cidade de São Paulo, se esconde a maior área verde do bairro da Pompéia, com 12 mil metros quadrados de extensão. A praça se destaca pela presença das águas que cativam e da biodiversidade ali presente, além de ser palco para diversas atividades, como shows, blocos de carnaval e festivais culturais. No entanto, tudo isso está sob ameaça pela construção de um empreendimento que, ao rebaixar o lençol freático, pode afetar drasticamente as águas e a vegetação da praça, alterando o ecossistema local.
O filme foi realizado de forma independente, dirigido e roteirizado pela jovem cineasta Gabriela Nassar, que nasceu e cresceu no bairro e é frequentadora da praça. O documentário traz depoimentos que reforçam a enorme importância ambiental, social e cultural daquela área verde. Integrantes do Coletivo Ocupe & Abrace, pioneiros nos cuidados com a praça, contam sobre o movimento de resgate do local, antes abandonado e com pouca vida social. Também abordam o inquérito civil instaurado em 2015 pelo Ministério Público do Meio Ambiente de São Paulo, com o objetivo de barrar o licenciamento do empreendimento. No filme também são entrevistados especialistas da organização SOS Mata Atlântica, da iniciativa Rios e Ruas, do projeto Cerrado Infinito, além de arquitetos, hidrogeólogos e médicos que têm papel ativo nas mobilizações pela preservação da praça.
As crianças também estão presentes no filme, pois têm forte presença no espaço e se encantam com a existência de sapos e peixes, além do contato mais próximo com a natureza. Apesar do foco central do documentário ser a Praça da Nascente, o filme busca provocar um debate mais amplo, como o direito a uma cidade mais humana, a importância dos espaços verdes para o bem-estar físico e emocional das pessoas e da participação ativa de cidadãos, organizados em coletivos, para a recuperação e preservação de espaços verdes e das nascentes em áreas urbanas.
Em um momento político em que observam-se ameaças graves às leis de preservação ambiental, é urgente que olhemos para o que está mais próximo de nós e comecemos a pressionar o poder público por mudanças. Por fim, como uma chamada para ação, o documentário se conecta ao Coletivo Ocupe & Abrace e convida os espectadores a assinarem uma petição que pede pela proibição de construções lindeiras à Praça da Nascente. Assine Aqui neste link: https://www.change.org/praca_sem_predio
O filme será lançado em uma exibição ao vivo nesta sexta dia 17 de julho no Youtube, seguido de um painel de debate que irá discutir medidas para a preservação de espaços verdes públicos e sua importância no contexto da pandemia. O painel contará com a participação de Luiz de Campos Jr (Iniciativa Rios e Ruas), Lu Cury (Coletivo Ocupe e Abrace), Marina Helou (Deputada Estadual – REDE), Dr. Paulo Saldiva (médico patologista e professor da Universidade de São Paulo – USP), Daniel Caballero (Projeto Cerrado Infinito), Gustavo Veronesi (SOS Mata Atlântica) e terá mediação de Carolina Tarrió, jornalista e uma das fundadoras do Movimento Boa Praça. Serviço A estreia do curta-metragem ocorrerá no dia 17/07/2020 às 20hs ao vivo em streaming no link: https://bit.ly/anascentemoraaquiestreia
No dia 18/07/20, o filme estará disponível gratuitamente neste link: https://bit.ly/sospraçadanascente Mais informações: Instagram: @anascentemoraaqui @ocupeeabrace
Para mais informações sobre as atividades do grupo:
https://www.facebook.com/VilaJataiAltodePinheiros/
https://vilabeatrizejatai.blogspot.com.br/
http://vilaviva.eco.br/

Acesso Rápido

Saiba seus direitos em relação a garantia de um produto

Todo produto adquirido pelo consumidor tem garantia. É o direito de reclamar quando o produto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *