Carboidratos são os vilões da dieta saudável? Saiba o que é terror alimentar

Ter bons hábitos alimentares possui diversos benefícios para a saúde, mas para se alimentar corretamente é necessário ter uma dieta balanceada, sem grandes restrições ou excessos. Dietas restritivas podem causar indisposição, cansaço, fraqueza, dores de cabeça, queda de cabelo e unhas fracas como consequência da ingestão insuficiente de calorias e nutrientes. Além de também aumentarem o risco de distúrbios como anorexia, bulimia e compulsão alimentar.
Um dos mais conhecidos vilões das dietas é o carboidrato, o nutriente é um grande alvo das dietas restritivas por ser o “responsável” pelo ganho de peso.
Os carboidratos fazem parte dos macronutrientes, que são os nutrientes dos quais o organismo precisa em grandes quantidades e que são amplamente encontrados nos alimentos. Sua principal função é o fornecimento de energia, sobretudo para o sistema nervoso central (cérebro e medula), que utiliza a glicose como principal fonte de energia para sobreviver e funcionar corretamente.
Quando são consumidos em grandes quantidades, o organismo utiliza uma parte para gerar energia, mas o que não é utilizado é armazenado na forma de gordura, favorecendo o aumento de peso. Pois, quando as concentrações de glicose aumentam, a produção de insulina pelo pâncreas também se eleva, e o órgão sinaliza as células para usarem glicose ao invés de gordura, para a produção de energia.
No entanto, a retirada dos carboidratos da rotina resulta em perda energia e micronutrientes contidos nesses alimentos — entre minerais e vitaminas, como as de complexo B.
Tipos de carboidratos
Carboidratos simples: São alimentos que possuem nutrientes que o corpo absorve com mais facilidade e mais rapidamente, e por isso produzem um aumento súbito da taxa de açúcar no sangue. Eles são uma ótima opção para consumir antes de atividades físicas, pois são de rápida digestão, o que permite que o corpo dispenda energia para o movimento.
Confira abaixo alguns alimentos que possuem carboidratos: Arroz branco; Massas refinadas; Melancia; Abacaxi; Banana; Abóbora; Batata; Beterraba.
Carboidratos complexos: Tem absorção mais lenta e o açúcar no sangue sobe mais devagar. Com isso, a sensação de saciedade dura mais tempo, e como a fome demora mais para bater, colabora no processo de emagrecimento.
Os carboidratos complexos também são muito mais nutritivos, pois geralmente contêm uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras. Confira abaixo alguns alimentos que possuem carboidratos complexos: Mamão; Pera; Banana; Arroz integral e com grãos; Pães integrais ou com sementes; Aveia; Mandioca; Inhame.
Terrorismo alimentar
As dietas restritivas têm abordagens agressivas que resultam em comportamentos alimentares nocivos para a saúde do corpo e mental. E faz com que as pessoas normalizem a ideia de que existem alimentos bons e ruins, dividindo a comida entre alimentos que devem ser consumidos e aqueles que devem ser banidos do prato.
Limitar o momento das refeições a cálculos e proibições só gera angústia e agrava as condições psicológicas, como a culpa ao comer e ansiedade.
A melhor forma de emagrecer de maneira saudável é tendo hábitos alimentares balanceados, com ajustes calóricos definidos para cada pessoa. Além da prática de atividade física, gerenciamento do estresse, boas noites de sono. Fonte: capital.sp.gov.br

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