Clube Português completa 98 anos de história

Nos dias atuais, espaço da tradicional associação se tornou uma referência para a realização de eventos, como a 1ª Feira de Noivas, que aconteceu no dia 26 de maio

É impossível conhecer o Clube Português e não ficar maravilhado com seus salões imponentes. Criado há 98 anos por representantes ilustres da comunidade lusitana, a instituição, que serviu por muitas décadas como uma referência social, artística e cultural da Cidade de São Paulo, hoje apresenta uma nova face aos paulistanos, tendo como um de seus diferenciais a locação de espaços para a realização de grandes eventos.

À frente desta proposta está a gerente-geral, Valéria Moreira, que, há oito anos, contribui com toda a sua experiência para garantir momentos sublimes a quem busca um ambiente especial para comemorar casamentos, aniversários, formaturas, bodas, atividades sociais e corporativas.

Um dos destaques deste ano, por exemplo, foi a 1ª Feira de Noivas do Clube Português. Ela aconteceu no dia 26 de maio, com apoio do presidente da instituição, Assis Augusto Pires, e organização da própria Valéria e de Vânia Vaz, gerente da Retrato Único Foto e Filmagem. O objetivo foi reunir empresas parceiras do ramo de festas e eventos para estimular negócios entre noivos que buscam preços mais competitivos. Foram mais de 20 expositores oferecendo desde serviços de foto e vídeo, decoração, aluguel de carro antigo, vestido de noiva, som e iluminação, entre outros. “Reunimos três empresas de cada segmento e oferecemos aos noivos a praticidade de encontrar todos os serviços em um mesmo lugar”, diz Valéria.

Se o evento foi bom para os noivos, bom também para as empresas expositoras, pois a feira se mostrou como uma oportunidade para aproximar empresários e fomentar o mercado de eventos em São Paulo. “Sabemos que a crise ainda não foi totalmente superada, por isso, eventos que estimulam a conexão entre empresários são uma excelente ferramenta para aumentar as vendas”, acrescenta Valéria.

Uma rica história

A 1ª Feira de Noivas é apenas um dos vários eventos que têm sido realizados no Clube Português, reforçando uma história marcada por muitos acontecimentos importantes de uma entidade quase centenária. Vice-presidente do Clube Português, Rui Fernão Mota e Costa lembra com entusiasmo dos tempos áureos da instituição, criada em 14 de julho de 1920 para ser um espaço de convivência entre os patrícios que aqui embarcaram.

No início, O Clube Português se fixou na Avenida São João, esquina com o Vale do Anhangabaú e não demorou para ganhar status de guardião da cultura luso-brasileira em áreas como Literatura, Artes, Esportes, Lazer, História e Ciências lusitanas. Tantos foram os nomes de ilustres personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do clube que seria difícil enumerar todos, mas alguns merecem ser citados, como o arquiteto Ricardo Severo e seu primeiro presidente, comendador Antônio Pereira Ignácio.

O Clube se destacava na Cidade de São Paulo e, então, já no início da década de 1960, com recursos dos associados, é adquirido um imóvel na Rua Turiaçu, em Perdizes. Mais precisamente em 16 de fevereiro de 1967, é inaugurada a sede atual no número 59 da mesma rua, com uma grande festa envolvendo grandes personalidades da comunidade luso-brasileira. “Bailes marcantes aconteciam e chegamos a ser conhecido como o clube casamenteiro da cidade, devido ao grande número de casais que se conheceram no Clube”, diz Costa, que é parte integrante desta lista.

O clube sempre teve uma infraestrutura privilegiada e, até hoje, tem na biblioteca com mais de 15 mil volumes uma de suas maiores relíquias. Algumas referências históricas são guardadas a sete chaves, como um exemplar de 1572 da obra “Lusíadas” de Luís de Camões, manuscrito por personalidades da alta sociedade portuguesa, além de coleções completas dos escritores Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Guerra Junqueiro, Fernando Pessoa e Machado de Assis.

Entre idas e vindas, o Clube Português concilia o desejo de preservar um passado de glórias e a luta diária para construir um futuro glorioso. Se depender da atual diretoria, a conquista é certa.

clube 2Clube Português – Rua Turiaçu, 59, Perdizes.

Telefones (11) 3666-6837 e 3666-3035,

site www.clubeportugues.com.br e Instagram clube-portugues-sp

 

Acesso Rápido

Museu da Língua Portuguesa passa a ter Clube de Leitura e feira de Troca de Livros

O mês de abril marca a estreia de duas atividades no Museu da Língua Portuguesa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *