Cuidado com a postura! Saiba como prevenir dores nas costas

Quem nunca sentiu dores nas costas ao final de um longo dia de trabalho ou de atividades? Esse tipo de dor é uma das maiores queixas da população brasileira, tanto entre o público jovem como em pessoas mais velhas. Na maioria dos casos, as dores trazem mudanças no estilo e qualidade de vida, com redução de movimentos e atividades.
Por conta da profissão, a cabeleireira Roseli Di Lena passa o dia em pé. “No fim do dia minha coluna dói muito. Com certeza não ficar na postura correta ajuda muito no cansaço e nas dores. Eu tento me policiar e mudar a postura, mas nem sempre é fácil”, afirma. Outro problema comum é não sentar na postura correta ao mexer no computador. A fisioterapeuta do Hospital das Clínicas, Silvia Ferreira Andrusaitis, ensina a posição correta.
“A primeira dica é a altura do monitor. Ele tem que estar em uma altura confortável em que a gente não precisa inclinar muito a cabeça e ficar com ela em uma posição mais ereta. O teclado deve estar em um acesso fácil, confortável para os braços e com os cotovelos apoiados. A lombar em uma cadeira confortável e os pés paralelos, apoiados em uma pequena inclinação do tornozelo”, explica.
Mas não são apenas as posturas corporais inadequadas que causam as dores. O sedentarismo, atividades físicas mal orientadas, obesidade ou momentos de lazer também podem afetar.
“Erramos a postura em locais de longa permanência. Ficar um período na mesma posição dentro de um ônibus ou de um carro, ou ainda na sala de aula ou no trabalho, é quando acontecem os erros de postura”, avisa a fisioterapeuta do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Ana Paula.
Smartphones – O hábito de usar o celular também pode causar lesões. De acordo com o especialista do Instituto de Traumatologia do Hospital das Clínicas, Mateus Saito, pelas dimensões reduzidas dos notebooks, tablets e smartphones, podem ocorrer duas situações de trauma.
“A partir de 30 minutos de utilização contínua acabam surgindo o que chamamos de pontos de dor muscular, que acabam levando a sintomas de fadiga, irritação, e essa posição do pescoço acaba sobrecarregando os discos intervertebrais podem levar a consequências futuras como dores e hérnias cervicais”, finaliza.
Veja dicas para evitar dor nas costas:
Repousar – Deitar no chão ou em um colchão mais duro por 10 minutos, com pernas apoiadas sobre uma cadeira.
Não ficar muito tempo na mesma posição – Levantar de hora em hora, no mínimo, e movimentar os quadris.
Tomar banho quente – Aproveitar a pressão da água sobre o lugar dolorido.
Compressas mornas – Colocar bolsa de água quente no lugar da dor para relaxar o músculo por mais de 20 minutos.
Sentar de maneira correta – Não cruzar as pernas ao sentar, sente-se em cadeiras cuja altura seja suficiente para apoiar as plantas dos pés no chão.
Dormir de lado – Com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas.
Massagem – Feita por um especialista, para o relaxamento dos músculos; evite profissionais que queiram “colocar sua coluna no lugar”.
Alongamentos – Deitar em uma bola de pilates e soltar cabeça e braços para trás, possibilitando que a coluna seja esticada.

Acesso Rápido

Água sanitária pode ser eficaz no combate às larvas do mosquito da dengue

Já foram registrados mais de 2 milhões de casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito …

One comment

  1. Sou a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *