Cultura, interatividade e cidadania

Cultura, interatividade e cidadania. Sob essa tríade, o Modern Museum foi inaugurado em novembro de 2017, na City Lapa, com o propósito de ser um espaço diferenciado para receber mostras temporárias imersivas.
O Modern Museum é a concretização de um desejo antigo de seu diretor, Ricardo Modern. Empresário da área de Marketing e Eventos, há tempos ele buscava tornar realidade o sonho de ter um próprio espaço cultural. É aí que entra a Lapa em sua vida, ou mais precisamente, a City Lapa. “Quando a conheci, foi uma paixão instantânea e o casarão da Rua Mercedes, com mais de 1.000 metros quadrados, era perfeito para abrigar um museu inovador.”
Paixão arrebatadora, diga-se de passagem, que levou Ricardo, há cerca de três anos, a deixar Aldeia da Serra, em Barueri, para morar no bairro que tão bem o acolheu. Em tom de agradecimento, o espaço, à época da inauguração, recebeu a mostra “História e Curiosidades do Alto da Lapa”. Imagens e documentos foram exibidos por meio de totens e painéis de gigantografia, entre outros equipamentos interativos, em referência à origem da City Lapa, uma das primeiras regiões a receberem o conceito de Bairro-Jardim pela Cia. City de Desenvolvimento.
Planos futuros
museu_1Ricardo, porém, tem planos futuros para dar fôlego ao Modern Museum. Além de abrir o imponente espaço para a realização de eventos culturais e mostras temporárias (sem agredir as características do bairro, tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp), uma das propostas é realizar mostras de arte digital, como acontece em países como França e Japão, nas quais as obras são projetadas em paredes, tetos e pisos.
Como empresário, Ricardo, que também é diretor da Modern Marketing, vê o espaço como ideal para a apresentação de uma linha do tempo de produtos diversos, misturando história e tecnologia, ou mesmo workshops de temas ligados à saúde e espiritualidade, por exemplo.
Ainda está nos planos de Ricardo uma exposição, cujo tema é o Marco da Paz. O monumento está presente no cruzamento da Avenida Brigadeiro Gavião Peixoto, com a Rua Mercedes, no Alto da Lapa, entre outras localidades, e foi idealizado em 1999 pelo italiano Gaetano Brancati Luigi como forma de celebrar a paz entre os povos.
Por fim, há o propósito de transformar a praça em frente à Modern Museum em uma galeria de arte a céu aberto. Segundo Ricardo, a ideia é que mensalmente um artista exponha seus trabalhos no espaço, além de ministrar workshops para falar sobre a natureza de suas obras, materiais empregados etc. O diretor também menciona a possibilidade de realização de atividades gratuitas, como aulas de ioga e pequenos concertos ao ar livre. “Transformaríamos o espaço em um polo de convivência para a comunidade, mas, para seguir adiante, essas propostas precisam de patrocinadores”, afirma o diretor, principalmente porque a pretensão é de não cobrar pelo ingresso ao espaço.

Modern Museum – Avenida Mercedes, 805, City Lapa. Mais informações pelo telefone (11) 3791-8755 ou ricardo@modernmuseum.com.br

Acesso Rápido

Museu de Realidade Virtual que simula mudanças climáticas

A Universidade de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira, 8 de abril, o Digital Lab, nome …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *