Fique atento aos alertas para evitar hábitos que podem afetar a saúde dos olhos

Cerca de 85% das informações processadas no cérebro têm uma só porta de entrada: a visão. Por isso, cuidar da saúde dos olhos é essencial para manter em dia um dos sentidos mais importantes e complexos do corpo humano.
É natural que com o passar dos anos a dificuldade para enxergar se acentue. Mas existem hábitos que comprometem ainda mais a saúde dos olhos. Por exemplo, a exposição excessiva às telas de TV, computador e celulares é prejudicial para a visão. Ficar muito tempo diante de telas luminosas pode causar ressecamento dos olhos, cansaço visual e distúrbios do sono.
Produtos químicos e tinturas costumam causar irritação e alergias nos olhos e nas pálpebras. Por isso, sempre retire a maquiagem dos olhos antes de dormir. Coçar os olhos pode causar irritações, lesões oculares ou até problema na córnea.
Catarata, glaucoma, conjuntivite, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia (ou vista cansada) são as doenças oculares responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos pelos oftalmologistas no Brasil.
A detecção precoce de problemas oculares pode evitar a cegueira. Mas existem vários cuidados diários que devem ser tomados para proteger a visão e prevenir doenças futuras.
Neste episódio do programa Ativa Idade, do canal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no YouTube, você confere as dicas para cuidar bem da sua visão.                                                          Fonte: capital.sp.gov.br

Acesso Rápido

Paraoficina Móvel: programação do mês de junho

A Prefeitura de São Paulo leva aos bairros da cidade a Paraoficina Móvel, uma van …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *