PERSONAL DIET

Um profissional que vai além da consulta nutricional e elaboração do plano alimentar

O seguimento de Personal Diet é uma área de atuação descrita no Conselho Federal dos Nutricionistas (CFN);resolução 600/2018, que atende em consultório e domicílio. Porém, além dos conhecimentos científicos de prevenção, recuperação e manutenção da saúde através de uma alimentação adequada, o Personal Diet deve entender da parte técnica de culinária, ou até mesmo da gastronomia, para atender com eficiência todos os públicos. Esta é uma profissão onde o nutricionista capacita manipuladores de alimentos em domicílio, ou o responsável pelas refeições executadas para a família
Em muitos casos o próprio nutricionista coloca a mão na massa literalmente fazendo toda gestão como: planejamento de cardápio focado nas necessidades do individuo, ou família, elaboração de lista de compras, feiras e supermercados, orientações para refeições fora de casa, preparações semanais, quinzenais ou mensais. Importante ressaltar que, em se tratando de manipulação de alimentos, a segurança vem em primeiro lugar, então todas as técnicas de preparo devem ser consideradas: tempo e temperatura, armazenamento, higienização de hortifrutis, organização de despensa e geladeira para não ocorrer contaminação cruzada, etc.
O profissional deve ter estratégias para deixar o paciente satisfeito com uma alimentação adequada e equilibrada, tanto para casos específicos que envolvam Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs), até para manter uma alimentação saudável, não esquecendo de considerar as preferências alimentares, culturais, questões socioeconômicas, aversão a algum ou mais alimentos, alergias, intolerâncias, etc.
Contudo, este seguimento tem um grande desafio, “JUNTAR O ÚTIL AO AGRADAVEL”, porque comer é um dos melhores prazeres da vida, mas comer refeições saudáveis, que contribuam para uma melhor qualidade de vida é sem dúvida ainda melhor.
Porém, como toda profissão de prestação de serviços que envolve pessoas, sempre existirão casos em que o profissional terá que considerar outras questões. A parte piscologica do paciente, por exemplo, é algo que pode afetar as escolhas alimentares e, portanto, é sempre muito importante começar o atendimento com uma anamnese (questinário que serve para coletar informações da rotina alimentar do paciente, estilo de vida, doenças metabólicas, uso de fármacos, etc).
O nutricionista que trabalha como Personal Diet deverá ter consenso e empatia para manter um relacionamento entre todos envolvidos, criando um ambiente favorável para os habitos antigos que possam estar prejudicando a vida destas pessoas, e isso, não será de um dia parta outro. Exemplo de casos são: mães que precisam emagrecer, pais com Diabetes Tipo 2 (DM II), filhos que não gostam de legumes, e por aí vai. Cada caso, no entanto, tem suas peculiaridades, e, voltando ao início, quase sempre é necessário uma atuação mais executiva para elaborar um cardápio que atenda toda família e ao mesmo tempo as necessidades individuias de cada um.
A criatividade é um ponto crucial para uma reeducação alimentar, em todas fases da vida!
Dra: Greice Renata Malfati WhastApp (11) 944650074
Nutricionista/ Personal Diet CRN:3 58498
Instagram: nutrimalfati EMAIL: nutrimalfati5@gmail.com

nutricao2

Acesso Rápido

Tomatinhos do amor

Ingredientes: 500g de tomatinhos cereja 500g de açúcar 100ml de agua 1 colher de sopa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *