Prefeitura lança campanha “Estudante Presente Transforma Futuros”

Estimular a presença e frequência de crianças e jovens nas escolas todos os dias, convocando toda a sociedade a se engajar nessa luta, são o objetivo da campanha “Estudante Presente Transforma Futuros”, uma parceria da Prefeitura de São Paulo com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, agência especializada da ONU), lançada pelo prefeito Ricardo Nunes nesta segunda-feira, 20 de maio, na Praça das Artes, no Centro.
“Queremos levar essa discussão do âmbito escolar para toda a sociedade, fazendo uma grande campanha de conscientização”, disse o prefeito, que enumerou as ações que a Prefeitura já adota para evitar que os alunos abandonem a escola, como o fornecimento de uniforme e material escolar, alimentação de qualidade e distribuição de cestas básicas nas férias, transporte para quem mora a mais de 1,5 km da escola, combate à pobreza menstrual, distribuição de 506 mil tablets para atividades extra aula, além do programa Mães Guardiãs, que faz a busca ativa do aluno que falta às aulas.
“As mães guardiãs indo visitar a criança que não está indo à escola é fundamental. Porque eu não acredito que a mãe acordou e falou ‘hoje eu não vou mandar meu filho para a escola’. Tem alguma coisa nesse processo: ou tem desemprego ou tem algum problema familiar”, afirmou Nunes.
Embora a cidade de São Paulo tenha avançado na redução da evasão escolar, com uma taxa de abandono do ensino fundamental e médio de 0,95% em uma rede que atende a mais de 1 milhão de estudantes, contra uma taxa de evasão 1,35% em 2012, segundo os dados do Censo Escolar de 2022, a Prefeitura considera que todas as crianças e adolescentes devem ter garantido seu direito à educação e a campanha tem o objetivo de estimular a reflexão de que a busca pelo fim da evasão não é apenas da comunidade escolar, mas de toda a sociedade. No País, 2 milhões de estudantes de 11 a 19 anos de idade haviam deixado a escola no Brasil em 2022.
“Estudante Presente Transforma Futuros” é também uma campanha para mostrar iniciativas de sucesso de diversos agentes sociais, como organizações da sociedade civil, igrejas, associações de bairros, comércio local, empresas, influenciadores e sociedade geral. Para mais informações sobre a campanha, acesse o site (https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/campanha-estudante-presente/). Fonte: capital.sp.gov.br

Acesso Rápido

3ª Feira de Troca de Livros

Neste sábado, 8 de junho, das 14h às 17h, acontece a 3ª edição da Feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *