Programa Autoestima abre inscrições para cursos em saúde mental

O Programa Autoestima, desenvolvido pelo Governo do Estado com empresas e entidades parceiras, está com inscrições abertas para os cursos de formação em saúde mental exclusivos para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa visa ao aprimoramento e à expansão do acolhimento psicossocial na rede pública de saúde.
Inicialmente, oito cursos serão oferecidos por meio da parceria com o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Os temas serão: acolhimento às pessoas em sofrimento; primeiros cuidados psicológicos relacionados à COVID-19; escuta oportuna; consultas terapêuticas e psicoterapia na pandemia de COVID-19; luto; trabalho com grupos online; violência intrafamiliar; e somatização.
Capacitação – Cada turma capacitará 50 profissionais do SUS, totalizando 400 pessoas já neste ano. Novas turmas também serão abertas no ano que vem, com mais 800 vagas nestas mesmas áreas, chegando a 1.200 vagas já previstas para esta área.
Para se inscrever, o profissional deve acessar o site: https://autoestima.sp.gov.br/. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, por meio de preenchimento de formulário disponível no site (basta clicar em “Cursos” > “Cursos de aperfeiçoamento” > selecionar a área desejada, criar o cadastro e preencher as informações requisitadas).
Até o momento, 291 pessoas se cadastraram e já há 149 inscrições, com vagas disponíveis em todos os modelos. “Contamos com o engajamento de várias organizações nesta importante iniciativa. Com apoio desses cursos da Psicologia da USP, nosso objetivo é aprimorar o trabalho dos profissionais do SUS no acolhimento aos pacientes que precisam de suporte psicossocial de forma solidária e humanizada, segura e virtual”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
“A universidade tem a função de ser um instrumento para a melhoria da sociedade. Por isso, a participação neste programa é muito importante, pois permite que a USP cumpra uma das suas atribuições”, destacou o reitor da USP, Vahan Agopyan.
O Autoestima é uma plataforma inédita, online e integrada de Saúde Mental voltada para fortalecer e expandir o alcance e acolhimento nesta área por meio do SUS. A iniciativa atua em duas frentes principais, voltadas ao cidadão e ao profissional de saúde. Os interessados podem conhecer a plataforma pelo endereço eletrônico: https://autoestima.sp.gov.br/.
Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Acesso Rápido

Água sanitária pode ser eficaz no combate às larvas do mosquito da dengue

Já foram registrados mais de 2 milhões de casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *