Programa Oficinas Culturais realiza o ciclo de cultura tradicional pela primeira vez on-line

Desde 2014, o Ciclo de Cultura Tradicional percorre o interior paulista promovendo discussões sobre as culturas caipira, caiçara e indígena, tradições afro-brasileiras e religiosidade e cultura popular, transformando o estado em ambiente de reflexão sobre o universo das culturas populares.
Em 2020, o projeto convidou diferentes realizadores audiovisuais – ligados aos temas, tradições ou territórios abordados – para a criação de cinco documentários de curta-metragem com argumentos provocados pela proposta do Ciclo, de explorar conexões e perspectivas críticas entre passado, presente e futuro, propiciando um espaço contínuo de convivência e compartilhamento de saberes entre mestres, pesquisadores, agentes culturais e público.
Realizado pelas Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, o Ciclo de Cultura Tradicional de 2020 acontece de 7 a 11 de dezembro. Os filmes estreiam no YouTube e Facebook das Oficinas Culturais em sessões comentadas por diretores e convidados especiais, seguidas de apresentações com grandes nomes da música brasileira. A programação é acessível em libras.
Assista em: youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo
facebook.com/OficinasCulturais
Sobre o Programa Oficinas Culturais – Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

Acesso Rápido

Museu de Realidade Virtual que simula mudanças climáticas

A Universidade de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira, 8 de abril, o Digital Lab, nome …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *