Secretaria da Educação fornece dicas para montar seu clube de leitura

Ler não precisa ser um hábito solitário. Estudar em grupo pode ser uma excelente ferramenta para facilitar o aprendizado. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo preparou algumas dicas para você montar um clube de leitura na sua casa ou escola. Confira:
– Chame os amigos que gostam de ler: pode ser o seu colega de sala ou escola, alguém da família ou aqueles amigos da sua rua. A regra é clara: basta ter gosto pela leitura. Para ter certeza de que escolheu o grupo certo, certifique-se de que eles estarão disponíveis para encontros regulares.
– Defina a obra que será estudada por meio de uma votação: com o grupo estruturado, faça uma lista de livros que podem ser estudados, de acordo com o motivo ao qual o clube é destinado, como por exemplo obras que figuram a lista de livros obrigatórios para o vestibular. Se for difícil chegar a um acordo, façam um sorteio.
– Escolha um local para a reunião: pode ser na sua casa, na casa de outro amigo ou mesmo na Sala de Leitura da sua escola. O importante é sempre ter um local definido que seja de fácil acesso para todos os integrantes.
– Determine a duração do tempo do encontro: experimente começar com uma hora de duração. O tempo poderá ser aumentado gradativamente, de acordo com o desenvolvimento do aprendizado e com a necessidade observada, mas tome cuidado para não realizar reuniões muito longas e cansativas. Esse não é o objetivo.
– Monte um gabinete com os integrantes: faça uma votação para presidente, vice-presidente, secretário e pessoas para elaboração do boletim informativo.

Acesso Rápido

Cansado de ligações de cobrança e telemarketing, saiba o que fazer!

Quem nunca foi importunado por ligações insistentes de telemarketing e empresas de cobrança, no meio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *