Slammer Mel Duarte é destaque no stand-up literário da Casa das Rosas

Expresso Poesia aproxima novos poetas do cotidiano das pessoas que circulam no jardim do museu

 

O Expresso Poesia é um stand-up literário que reúne, quinzenalmente, poetas contemporâneos na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. Em maio, Mel Duarte e Marcelo Tápia apresentam seus trabalhos ao público nos sábados, dias 12 e 26, às 14h30.

Mel Duarte é slammer, poeta e produtora cultural. Integrante do coletivo Poetas Ambulantes e coorganizadora do Slam das Minas SP, batalha de poesia na qual participam apenas poetas mulheres. A escritora tem dois livros publicados de forma independente: Fragmentos Dispersos (2013) e Negra Nua Crua (2016).

Marcelo Tápia é poeta e ensaísta, autor de cinco livros de poemas, reunidos em Refusões – poesia 2017-1982 (Perspectiva). Dirige a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo e é professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da FFLCH-USP.

Durante a apresentação, no jardim da Casa das Rosas, cada poeta terá de 20 a 30 minutos para recitar poemas próprios ou de escritores que o influenciaram. A cada 15 dias, diferentes poetas apresentam seu repertório ao público.

Em junho: próximas apresentações do Expresso Poesia – Carina Castro (9 de junho) e Pedro Tostes (23 de junho).

 

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos, um dos criadores da poesia concreta, na década de 1950. Localizado na emblemática Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu funciona num dos raros casarões remanescentes da época inicial da Paulista, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo. Ao associar um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade ao legado de um dos principais representantes de nossos movimentos de vanguarda, a Casa das Rosas representa as transformações tanto urbanas e sociais como artísticas e culturais de São Paulo.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Expresso Poesia

12/5 – Mel Duarte

26/5 – Marcelo Tápia

Sábados, 14h30

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô

Telefone: 3285-6986 e 3288-9447

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

 

Acesso Rápido

Reaberto novo Museu Casa Mário de Andrade, ampliado e totalmente acessivo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *