Mostra de Sétima Arte Cubana

Para celebrar o Dia da Cultura Cubana, o Memorial da América Latina recebe, de 22 a 26 de outubro, a Mostra de Sétima Arte Cubana. Durante cinco dias, o público poderá assistir a um longa-metragem por noite no Auditório da Biblioteca Latino-Americana e mergulhar em uma exposição de cartazes históricos de cinema, criados por artistas que marcaram gerações.
Entre as películas escolhidas, se destacam Fresa y chocolate, primeiro filme cubano a ter lançamento comercial nos EUA e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Outro destaque é Memorias del subdesarrollo, dirigido por Tomás Gutiérrez Alea, produção que alcançou reconhecimento internacional, ajudando a situar o cinema cubano no mapa mundial. Também de Gutiérrez será exibido La muerte de un burócrata, considerado um clássico da comédia satírica latino-americana.
A mostra revela como o cinema cubano se consolidou como expressão cultural de um povo, entrelaçando memória, crítica social e invenção estética. Mais do que entretenimento, trata-se de instrumento de reflexão, resistência e criação coletiva.
Uma exposição paralela de 14 cartazes amplia esse olhar, trazendo à tona a potência gráfica do país. Em Cuba, o cartaz é arte em si mesmo: um território de cores, formas e metáforas que traduzem, em imagens, a alma inquieta de sua cinematografia.
Realização do Consulado Geral de Cuba em São Paulo em correalização com o Memorial da América Latina, a mostra é um convite para descobrir, ou redescobrir, a riqueza cultural da ilha caribenha em sua expressão mais intensa: a sétima arte.
Confira a programação de exibição dos filmes:
22/10 às 19h30 El Benny. Dir.: Jorge Luís Sánchez. Duração: 132 min;
23/10 às 19h30 Giselle. Dir.: Enrique Pineda Barnet. Duração: 88 min;
24/10 às 19h30 La muerte de un burocrata. Dir.: Tomás Gutiérrez Alea. Duração: 88 min;
25/10, sessão dupla: às 14h La bella del Alhambra. Dir.: Enrique Pineda Barnet. Duração: 108 min; e às
17h Fresa y chocolate. Dir.: Juan Carlos Tabío e Tomás Gutiérrez Alea. Duração: 108 min;
26/10, sessão dupla: às 15h Memoria del subdesarrollo. Dir.: Tomás Gutiérrez Alea. Duração: 99 min; e às 17h De cierta manera. Dir.: Sara Gómez. Duração: 77 min.
Av. Mário de Andrade, 664. Barra Funda. Próximo ao Terminal Barra Funda.

Fonte: memorial.org.br

Acesso Rápido

Inscrições abertas para cursos profissionalizantes de dança

A São Paulo Escola de Dança, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *