Árvores de grande porte atingem fiação elétrica e carros na cidade de São Paulo durante temporal

Árvores voltaram a cair durante a chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (08). Segundo o Corpo de Bombeiros, até as 16h, houve 84 chamados para queda de árvores em toda a cidade.
Na rua Coriolano, na altura da rua Aurélia, Lapa, uma árvore atingiu a fiação elétrica e faltou luz na região. A Enel foi acionada. Na Avenida Doutor Arnaldo, outra árvore de grande porte caiu durante a chuva, na altura da rua Catalão. Ainda há registro de queda de árvore sobre um carro na rua Barão do Bananal, na região da Pompéia.
Os trens da linha 8-Diamante da CPTM ficaram com a circulação reduzida entre as estações Domingos de Moraes e Barra Funda, após um galho de uma árvore atingir a rede aérea nas proximidades da Estação Lapa. O sistema Paese foi acionado no trecho. No restante da linha o intervalo médio de espera entre os trens era de 15 minutos.
Na última terça-feira (2), a queda de uma árvore levou a morte de uma mulher que estava no carro com sua família. Outra caiu em cima de um motoboy. Há menos de duas semanas, uma árvore caiu no meio da Avenida Paulista, feriu uma idosa de 87 anos e bloqueou uma das principais avenidas da cidade.
Na maioria do casos, são tragédias anúnciadas, como podemos ver nas fotos (rua Toneleos, Lapa; rua Duarte da Costa, City Lapa; rua Epeira, Vila Beatriz e rua José Dornelas nº 57 e 68, Vila Beatriz) pois na maioria dos casos, há anos foram feito os pedidos de poda/remoção; citando apenas alguns exemplos.
Para especialistas, mais do que uma fatalidade, este cenário é um problema histórico da cidade, consequência de uma soma de fatores, e que atravessa várias gestões na Prefeitura de São Paulo.
Veja os principais: Calçadas estreitas para árvores grandes; Árvores “doentes”, com cupins ou fungos; Podas mal realizadas; Falta de acompanhamento da flora da cidade e Ventos e chuvas fortes.

rua-epeira-500

rua-jose-dornelas-68

toneleros-44

rua-jose-dornelas-57

Acesso Rápido

Portal da Educação Ambiental promove ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade

Você sabe o que é permacultura? E herbário? Já ouviu falar em queima prescrita? Estes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *