Conheça o Canil da Guarda Civil Metropolitana

A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana foi criada através do Decreto Municipal nº 39.636, de 21/07/2000, e tem suas atividades regulamentadas pela Portaria nº 002/GCM, de 12/08/2005. O Canil realiza um importante trabalho de integração, que envolve uma das relações mais antigas do mundo: a do ser humano com o cão.
Periodicamente os cães passam por avaliação, e os treinamentos ocorrem com exercícios de obediência, agilidade, força, transposição de obstáculos, proteção e faro. Seu trabalho é voltado ao policiamento preventivo e comunitário, mas os cães também atuam em operações conjuntas com a Defesa Civil, na busca, resgate e salvamento, além de prestar apoio a outros órgãos de segurança, na busca de armas e entorpecentes; na contenção de suspeitos, e na localização de pessoas desaparecidas.
Na segunda quinzena do mês de junho, o canil prestou apoio à Polícia Civil, durante uma operação realizada pela 8ª Seccional de São Mateus, em um cemitério clandestino localizado na Zona Leste. Nesta ação, com o auxílio dos cães farejadores foram encontrados 06 corpos de pessoas enterradas, possivelmente vítimas do crime organizado.
Além do trabalho policial, o Canil realiza também ações sociais relevantes, como marca de sua história, que começou com apresentações para crianças e pessoas da terceira idade. Outra importante atividade é a cinoterapia, realizada durante visitas aos setores de oncologia em hospitais da cidade. Também são realizadas participações de cunho educativo em escolas, creches, ONGs e em eventos como o “Domingo Aéreo”, no Campo de Marte, com apresentações de agilidade e simulação de ocorrências.
Sua sede está localizada na Vila Guilherme, na Zona Norte da Capital e possui uma área de 2.400m², com 22 boxes cobertos, que abrigam 22 cães de diversas raças, dentre elas: Pastor Belga de Malinois; Pastor Alemão; Pastor Alemão Preto; Pastor Cinza; Braco Alemão; Labrador; Border Collie e um sem raça definida (SRD). O local não é aberto para visitação do público.
Fonte: capital.sp.gov.br

Acesso Rápido

Portal da Educação Ambiental promove ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade

Você sabe o que é permacultura? E herbário? Já ouviu falar em queima prescrita? Estes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *