Feira Sabor Nacional no MCB destaca a importância da cultura indígena na gastronomia

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove em parceria com o Grupo FSN a 12ª edição da Feira Sabor Nacional, dando destaque para a cultura e a gastronomia indígenas. O evento acontece nos dias 14 e 15 de setembro, sábado e domingo, das 10h às 19h, com entrada gratuita.
Fomentar as tradições indígenas é também acolher a grande influência que a culinária brasileira carrega desta herança, notada no uso de temperos e produtos naturais, como gengibre, cominho, palmito, mandioca, abóbora, peixes e carne de caça. Pratos como tapioca, pirão e beiju são alguns exemplos da gastronomia nativa, cada vez mais presente na mesa dos brasileiros.
Representando a arte indígena, estarão na feira as ‘Cerâmicas dos Wauja’, habitantes do Parque Indígena do Xingu reconhecidos pela singularidade das peças que produzem, pelo grafismo dos cestos e pelas máscaras ritualísticas. O restaurante ‘Embaixada Paraense’ servirá pratos com receitas e ingredientes usados no dia a dia pelos povos indígenas – como a maniçoba e a moqueca de banana da terra.
O grupo ‘ISA/Instituto Socioambiental’, referência nacional na produção, análise e difusão de informações sobre os povos indígenas no Brasil, participará da feira, expondo e comercializando produtos gastronômicos e artesanato criados pelos índios.
“O MCB promove iniciativas como a Feira Sabor Nacional que geram oportunidade de acesso e incentivam os empreendedores da economia criativa brasileira em diversos segmentos, com o intuito de propiciar o contato direto entre o pequeno produtor ou artesão e o consumidor final, de forma a colaborar com a sustentabilidade dessa cadeia produtiva”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do Museu.
Feira Sabor Nacional – 12ª Edição
Dias 14 e 15 de setembro, sábado e domingo, das 10h às 19h. Entrada Gratuita. Apoio: Stella Artois
Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – Telefone  3032-3727
Visitação: De terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) – Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos – Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada. Gratuito aos finais de semana e feriados. Acessibilidade no local. Bicicletário com 40 vagas – Estacionamento pago no local. Visitas orientadas: Telefone: 3026-3913
Email: agendamento@mcb.org.br – Site: www.mcb.org.br

Acesso Rápido

Cansado de ligações de cobrança e telemarketing, saiba o que fazer!

Quem nunca foi importunado por ligações insistentes de telemarketing e empresas de cobrança, no meio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *