Lapa de Baixo recebe requalificação de calçadas e Programa Áreas Calmas

A Prefeitura de São Paulo realizou na segunda-feira, dia 21, uma visita em parte das obras de requalificação de calçadas e um trecho do programa Áreas Calmas na região da Lapa de Baixo. As ações são executadas pelas secretarias municipais das Subprefeituras e de Mobilidade e Transportes.
Cerca de 5.000 m² de calçadas estão sendo requalificadas nas ruas Engenheiro Fox e William Speers. O Programa Áreas Calmas também contempla a região delimitada, no sentido norte – sul,  pela Rua William Speers e a Avenida Ermano Marchetti, e, no sentido leste – oeste pela Rua Heliodoro Ébano Pereira e a Rua Antônio Fidélis.
Requalificação de Calçadas – A Secretaria Municipal das Subprefeituras concluirá a requalificação de 1,5 milhão de m² de calçadas até o final deste ano em toda a cidade, com investimento de R$ 140 milhões. O programa tem como foco a acessibilidade, propiciando que pessoas com qualquer tipo de deficiência ou mobilidade reduzida possa ter liberdade e segurança pelas calçadas da cidade. As obras contemplam as 32 subprefeituras. Na região da Lapa, 67.000 m² estão em obras em 29 vias.
Já foram requalificadas mais de 879,2 mil m² de calçadas em toda a cidade, entre janeiro de 2019 e agosto de 2020, e outros 627 mil m² estão em execução; 4.000 rampas de acesso também estão sendo construídas.
As rotas definidas pelo Plano Emergencial de Calçadas (PEC) identificaram calçadas públicas e privadas em toda a cidade. Foram selecionadas calçadas com grande fluxo de pedestres e na proximidade de comércios, escolas e hospitais, cujos reparos impactarão positivamente a população. As obras atendem as especificações definidas pelo Decreto Nº 59.671/20 e o Decreto N° 58.611/19, que também prevê sinalização visual e tátil.
lapa1Programa Áreas Calmas – As intervenções para a implantação da Área Calma Lapa de Baixo incluem alargamentos de calçadas, avanços de esquinas, rampas de acessibilidade, ajustes para implantação de travessias elevadas, alteração de geometria de ilhas e canteiros centrais. As ações e obras de melhorias são voltadas especialmente para os pedestres, com o objetivo de reduzir o número de acidentes.
A Área Calma Lapa de Baixo está localizada em uma região com grande circulação de pessoas a pé, comércios de rua, estações de trem e pontos finais de ônibus. O bairro é atendido pela Linha 7 – Rubi (CPTM) e o Terminal Lapa da SPTrans. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registram três atropelamentos e três acidentes com vítimas, de 2016 a 2019, na região da Lapa de Baixo.
As obras para implantação da Área Calma estão sendo realizadas na região delimitada pelas ruas William Speers, Antonio Fidelis, Heliodoro Ebano Pereira e a avenida Ermano Marchetti. Pela rua William Speers passam 13 linhas de ônibus da SPTrans e três linhas de ônibus intermunicipais da EMTU.

Acesso Rápido

Portal da Educação Ambiental promove ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade

Você sabe o que é permacultura? E herbário? Já ouviu falar em queima prescrita? Estes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *