Meio ambiente, Estresse e a Melhor resposta

De maneira geral as pessoas quando se deparam com alguma mudança no seu ambiente (família, trabalho, escolar, etc.) costumam sempre compará-la (mesmo que de forma não consciente) com experiências anteriores, a fim de avaliar se ela é causadora de estresse ou não.
Como a Arte Marcial Russa pode me ajudar na resolução de problemas estressantes?
A metodologia da Arte Marcial Russa é um pouco diferente das demais Artes, pois é orientada para a análise situacional e formulação da melhor resposta e ajuste. Então aprendemos a resolver tudo simplesmente mudando primeiramente o foco. Foco no problema não resolve nada, o foco tem que ser na solução (resolução de problemas ou conflitos). Não se resolve os problemas se debruçando e “admirando-os”. Isso geralmente isso paralisa. É por isso que nas empresas em muitas reuniões de trabalho (quiçá na maioria) não se decide (resolve ou se soluciona) nada de forma conclusiva e sai-se com a sensação de que ficou algo “meio vago, perdido, ou faltando”.
De outra forma, se olharmos além, visualizando a solução “pronta” e fazendo uma construção dos passos que se deve fazer para chegar a resolução, a resposta será diferente. Estimula-se assim um processo de ação construtiva.
É fácil? Não… olhar mais à frente se conquista com treino e perseverança !! É assim no combate e deve ser assim para a resolução de situações e problemas estressantes do dia a dia: no trabalho, em reuniões desgastantes, quando de um projeto novo, de uma promoção para um cargo inesperado, no nascimento de um novo filho ou neto, situações de negociações, viagens, compra e venda, relacionamentos amorosos, escolhas de investimentos de longo prazo, problemas familiares, etc. A perfeita interpretação do meio ambiente que o cerca (locais, pessoas, etc.) e de suas relações intrínsecas (por exemplo: tradições, ritos e comportamentos) é um dos alicerces para o que vem depois.
Fonte: www.espacofuncional.com.br

Acesso Rápido

Palestras gratuitas da USP orientam familiares e cuidadores de pacientes com demência

O que são as demências, o que é estresse do cuidador e como evitá-lo, como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *