Muro do Hospital Sorocabana revitalizado por artistas portadores de deficiência

pinturaNesta quarta-feira, dia 05, oito artistas portadores de deficiência física e membros da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés coloriram um dos muros do Hospital Sorocabana com suas obras de arte. O trabalho é fruto de uma parceria da Prefeitura Regional da Lapa com a São Paulo Transporte (SPTrans), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Babel-Azza, agência que atende a Associação, tendo apoio do Projeto “Lapa 21” e teve como objetivo chamar atenção para alguns temas como deficiência física, acessibilidade, arte de rua e superação. A escolha do hospital se deu pelo fato de ser um local histórico de São Paulo, que passou por diversas crises, estando fech ado por anos e depois reativado o atendimento à população com implantação da AMA (Assistência Médica Ambulatorial) e da Rede Hora Certa. Dentro desse processo de renascimento, está focado também em especializar-se no atendimento à pacientes com necessidades especiais.
Durante todo o dia, os artistas estiveram no local dando mais do que uma aula de arte, mas uma aula de vida, com exemplos de superação, usando a boca ou os pés para expressar seus talentos em forma de figuras que ficarão gravadas no muro da rua Catão.
“Essa oportunidade de pintar no muro do Hospital Sorocabana está sendo única pra mim, que faço pinturas em locais fechados e sempre na horizontal e hoje estou fazendo na rua e na vertical e o mais legal de você pintar na rua é que você sente a reação do público na hora. As pessoas param para olhar, comentam. Está sendo muito legal”, comenta o pintor profissional José Marcos do s Santos, 47 anos, que nasceu sem os movimentos de braços e pernas, conseguindo aos nove anos recuperar parte dos movimentos das pernas e desde então, começou a usar os pés para escrever e pintar. Vida e obra do artista estão sendo contadas num documentário, que terá imagens de seu trabalho no evento dos Pintores com Boca e os Pés no Hospital Sorocabano.

Sobre a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés
pintura2Criada em 1956, a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés é uma organização internacional com 800 pessoas em 75 países ao redor do mundo, cujo propósito é auxiliar os artistas com deficiência na obtenção de autoestima, realização criativa e segurança financeira por meio da arte, reproduzindo seus trabalhos principalmente na forma de cartões, calendários e outros produtos. Atualmente há 53 artistas no Brasil, muitos deles dando palestras e demonstrações de pintura para escolas, empresas e outros grupos interessados, oferece ndo uma melhor compreensão do trabalho que está sendo feito pela Associação e as possibilidades disponíveis, como oportunidades para as pessoas com deficiência. Pra saber mais acesse www.apbp.com.br

Acesso Rápido

Kawasaki expande presença no Brasil com inauguração da concessionária Sampa K, na Lapa

A Kawasaki, inaugurou mais uma concessionária em São Paulo: a Sampa K, situada na Rua …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *