NOTA DE IMPRENSA

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), desde o início da atual gestão, tem reforçado as ações de combate à criminalidade e proteção às pessoas em todo o Estado. A partir da análise dos indicadores criminais, os programas de policiamento são posicionados em áreas com maior incidência de delitos de forma a coibir essas práticas. Só nos primeiros cinco primeiros meses do ano, mais de 73 mil criminosos foram detidos no Estado, sendo cerca de 48 mil em flagrante. Com o menor tempo de resposta – intensificado em razão da menor circulação de pessoas neste período de pandemia – os policiais, muitas vezes, chegam aos locais de crime com a ocorrência ainda em andamento, com os criminosos armados e subjugando as vítimas. O confronto não é uma opção da polícia, que atua para prender e levar à Justiça àqueles que infringem a Lei.
O compromisso das forças de segurança é com a vida, razão pela qual medidas para a redução de mortes são permanentemente estudadas e implementadas. Por determinação da SSP, todos os casos de Morte Decorrente de Intervenção Policial (MDIP) são investigados pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, além de comunicados ao Ministério Público. As ocorrências desta natureza são analisadas para verificar a conduta dos policiais e avaliar a adoção de alternativas de intervenção para evitar o mesmo resultado em episódios futuros.
Não há complacência com o erro. Só nos primeiros cinco meses do ano, mais de 70 policiais militares foram demitidos ou expulsos da instituição. Além disso, nesta quarta-feira (1), teve início o programa de treinamento envolvendo todos os níveis hierárquicos, visando a reforçar os conhecimentos e técnicas da instituição.
São retomados conceitos de polícia comunitária, direitos humanos, abordagem policial, gestão de ocorrências, polícia judiciária, entre outros temas relacionados.  O governo do estado também iniciou a instalação de 500 câmeras corporais nos uniformes dos agentes de segurança para dar mais transparência às ações da polícia.
Para se ter uma idéia, os números do 4ºBPM/M  no mês de Junho de 2020 são : 31,9 quilos de drogas apreendidas, 761 operações realizadas, 12 procurados recapturados, 8 menores infratores apreendidos, 56 criminosos presos, 15 veículos recuperados e 2 armas de fogo apreendidas.
Tenente Coronel PM Comandante 4º BPM/M – LUIS FERNANDO GUILLON PINTO

Acesso Rápido

Portal da Educação Ambiental promove ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade

Você sabe o que é permacultura? E herbário? Já ouviu falar em queima prescrita? Estes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *