Prefeitura vai entregar mais 18 Ecopontos em São Paulo

A Prefeitura, por meio da Secretaria das Subprefeituras (SMSUB) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), vai entregar mais 18 Ecopontos na capital nos próximos meses. A cidade, que já conta com 104 unidades, passará a ter 122 até outubro deste ano. Os ecopontos são locais gratuitos de entrega de resíduos, como entulho, móveis, restos de poda e recicláveis (até 1m³). Dentre as áreas contempladas, o município terá a primeira unidade na região Jaçanã/Tremembé e mais três em São Miguel Paulista, na Zona Leste.
Nos últimos anos, a adesão dos cidadãos aos ecopontos tem aumentado. Em 2019 foram recebidas 447,7 mil toneladas de resíduos nos ecopontos – cerca de 56% a mais que em 2016, quando recebeu 286,9 mil toneladas. A maior adesão dos moradores tem refletido na diminuição de pontos viciados de descarte irregular do município.
Combate ao descarte irregular de resíduos
O último estudo de pontos viciados realizado pela AMLURB registrou 1.980 locais com descarte irregular de lixo – 50% a menos que em 2016, quando a cidade registrava cerca de 4 mil pontos. “No início da gestão, implantamos o CTR – um sistema eletrônico que licencia os transportadores de entulho, caçambas e destinação final. Com isso, é possível monitorar cerca de 57 mil toneladas de entulho por dia – cerca de 4,7 mil caçambas”, explica o presidente da autarquia, Edson Tomaz de Lima Filho.
No último ano, a Prefeitura também tem apostado em projetos de educação ambiental em resíduos, como o apoio institucional do movimento Recicla Sampa para a população, o Revitaliza SP, atuando na revitalização de pontos viciados; e os programas para catadores informais. “A participação da população é fundamental nesse processo”, pontua o presidente da AMLURB.
Os novos ecopontos contemplam as seguintes regiões: Mooca (1), Sapopemba (2), Vila Prudente (1), Aricanduva/Vila Formosa (1), Guaianazes (1), Itaquera (1), São Miguel Paulista (3), Itaim Paulista (2), Sé (1), Lapa (1), Casa Verde/Cachoeirinha (1), Santa Amaro (2) e Jaçanã/Tremembé (1).
Todos os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e de domingo e feriados, das 6h às 18h.
Sobre a AMLURB – Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo.  A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo.  Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc.; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil – RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).
Fonte: capital.sp.gov.br

Acesso Rápido

Portal da Educação Ambiental promove ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade

Você sabe o que é permacultura? E herbário? Já ouviu falar em queima prescrita? Estes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *