Veja como agendar para doar sangue em SP durante a pandemia

Devido ao baixo estoque de sangue em São Paulo durante a pandemia, o sistema Pró-Sangue criou a possibilidade de um sistema novo de agendamento online, super rápido e prático, onde o próprio doador escolhe o melhor dia, horário e local, sem precisar passar por um atendente. Se possível, divulgar essa facilidade para o doador. Para agendar é possível acessar o sistema Pró-Sangue ou o site da instituição (www.prosangue.sp.gov.br).
Qual o estoque atual do banco de sangue de SP? Atualmente estamos com os tipos A, B e O, principalmente os tipos negativos, em situação crítica. Significa que temos abastecimento para 1 a 2 dias. Precisamos urgente do apoio desses doadores.
Qual seria o estoque necessário? Nosso estoque estável é para 5 a 6 dias e precisamos coletar aproximadamente 10.000 bolsas por mês. Em abril não chegamos a 7.000, o que atrapalha as semanas subsequentes.
Quais são as orientações para os doadores durante a pandemia? A orientação é que, os que se encaixarem nos requisitos básicos para doação, vistam sua máscara, agendem a doação de sangue e compareça em um dos postos de coleta.
Requisitos básicos para a doação de sangue – Estar em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (para menores de 18 anos, verificar no site os documentos necessários e formulários de autorização); Pesar no mínimo 50kg; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem à doação) e Apresentar documento original com foto recente (que permita a identificação do candidato), emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Habilitação).
Impedimentos temporários – Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas; Gravidez; Intervalo de 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem à doação; Tatuagem nos últimos 12 meses; Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses e Febre amarela recente, vacina para febre amarela e viagens para países com risco de doenças transmissíveis.

Acesso Rápido

LGPD x Recrutamento e Seleção, especialista avalia impactos nas empresas

“Além do consentimento do candidato para armazenar os dados, a LGPD obriga gestores a usá-los …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *