Após queda de árvore de grande porte, Lapa fica sem energia por mais de 12 horas

Uma árvore de grande porte caiu, na tarde desta quarta-feira (21), na Lapa, atingiu três carros e deixou ruas da região sem energia por mais de 12 horas. A remoção aconteceu na madrugada desta quinta-feira (22), contou com 50 funcionários e três caminhões para transportar o tronco e galhos.
Dos três carros atingidos, um ficou totalmente destruído. Ninguém ficou ferido. Moradores e comerciantes reclamaram dos transtornos causados pela queda da árvore.
Vinicyus Lima, gerente de operações da Enel, afirmou que foram três mil chamados, nesta quarta-feira, relacionados à queda de energia – três vezes a mais do que o registrado em um dia sem chuva.
“Nesses casos quando cai a árvore nós precisamos do apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Nós temos hoje um convênio com o Centro de Operações Integradas, que é do governo de São Paulo, e, para cada ocorrência de queda de árvore que acontece, ela informa e nós conseguimos, junto com o Bombeiro, antecipar esse atendimento, mas ontem foi muito acima do normal.”
Após a retirada da árvore, foi possível observar que o tronco estava oco. Segundo a Subprefeitura, o problema foi o apodrecimento das raízes. A estimativa é que a árvore, do tipo Tipuana, teria entre 70 e 100 anos de idade, assim como as outras do bairro – que serão analisadas e podem ser removidas.
De acordo com a Subprefeitura da Lapa, a árvore estava encostada na rede elétrica e que, em 2011, fez um pedido de manejo para Enel, mas o pedido foi reencaminhado em julho do ano passado. Já a Enel afirmou, em nota, que a árvore estava no lado oposto da rede elétrica e que, em 21 de maio, fez uma poda na Rua Catão para atender o ofício da Prefeitura.

Acesso Rápido

Portal da Educação Ambiental promove ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade

Você sabe o que é permacultura? E herbário? Já ouviu falar em queima prescrita? Estes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *