Canto de pássaros pode melhorar sensação de bem-estar

Entrar em contato com a natureza faz bem à mente e ao corpo. Muitas vezes tudo o que desejamos após enfrentar o estresse do dia a dia é poder descansar ouvindo o som dos pássaros. E os cientistas confirmam que ouvir este canto pode aumentar nas pessoas a sensação de bem-estar. O estudo foi divulgado na revista acadêmica Proceedings of the Royal Society B, pela Universidade Politécnica Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos.
A equipe liderada pela estudante de biologia da universidade, Danielle Ferraro, estudou os efeitos trazidos pelo canto dos pássaros, através de alto-falantes instalados ao longo de uma trilha no Parque Nacional das Montanhas Rochosas, no Colorado. O sistema tocava faixas gravadas de diferentes tipos de pássaros.
As pessoas que utilizaram a trilha durante este período revelaram que se sentiram melhor ao terem contato com o canto. Os resultados mostram que elas tiveram melhores níveis restauradores. Em média escutaram os sons entre 7 e 10 minutos.
É por meio de descobertas como essa que vemos de forma ainda mais clara a importância de se preservar a natureza, incluindo suas paisagens.
Desde 2018, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) do município, em parceria com SAVE Brasil, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, vem realizando o ‘Vem Passarinhar’. É um projeto nos parques municipais, que busca aproximar ainda mais o contato do público com as diversas espécies de pássaros presentes na fauna silvestre da cidade de São Paulo. Em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades do ‘Vem Passarinhar’ estão paralisadas. O projeto será retomado assim que a situação for normalizada.
Fonte: capital.sp.gov.br

Acesso Rápido

Portal da Educação Ambiental promove ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade

Você sabe o que é permacultura? E herbário? Já ouviu falar em queima prescrita? Estes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *