Conheça os procedimentos para higienizar os brinquedos das crianças

Com crianças em casa, é comum os brinquedos ficarem espalhados pela casa, jardim, chão do quarto, cozinha e até no banheiro. Além da organização, outro ponto importante para os pais ou responsáveis consiste na limpeza desses produtos. Os pequenos não diferenciam os objetos limpos ou sujos e acabam ficando suscetíveis a doenças e infecções.
Desse modo, os adultos devem higienizar os brinquedos a cada 15 dias para evitar complicações relacionadas à saúde das crianças. A limpeza dos itens infantis é crucial para que a brincadeira seja segura e saudável, além de aumentar a vida útil dos brinquedos. Cada tipo de material merece um cuidado diferente.
“A limpeza dos itens infantis é fundamental para que a brincadeira seja segura e saudável, bem como aumentar a vida útil dos brinquedos”, salienta a dona de casa Marieta Silva.
Saúde – Uma opção pode ser convidar os filhos para participar da higienização. Assim, os responsáveis ensinam os pequenos sobre a necessidade de cuidar dos próprios pertences e ainda passam um tempo a mais com eles.
“Se você tem alergia ou asma, deve ter poucos enfeites, carpetes, cortinas e brinquedos de tecido em casa, uma vez que esses materiais acumulam poeira”, explica o médico Gustavo Prado, pneumologista da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor).
“Antes de mais nada, é preciso que o produto respeite regras básicas de segurança. Assim, pode-se comprar o brinquedo dos sonhos das crianças sem colocar a saúde delas em risco”, diz Sérgio Sarrubo, diretor técnico do Hospital Infantil Darcy Vargas.
A economista Bruna Santos, mãe de João Felipe, de 3 anos, não compra nenhum brinquedo que não esteja dentro da idade adequada para o filho. “A primeira coisa que sempre pesquiso antes de comprar o brinquedo do meu filho é se ele está dentro da faixa etária dele”, pontua.
Tipos de materiais
– Plástico ou borracha: coloque os brinquedos de molho em água morna com vinagre ou detergente. Em seguida esfregue a sujeira.
– Brinquedos com apito (exceto eletrônicos): Lave com um pouco de água e sabão. Não os coloque de molho ou em água corrente, pois podem parar de fazer barulho.
– Metal: é preciso ter cuidado em não deixar a peça úmida, uma vez que ela pode enferrujar. Para limpar, utilize pano com álcool, para que a umidade evapore mais rápido.
– Brinquedos de banho: para evitar mofo e fungos, após a hora do banho seque os brinquedos cautelosamente e tire-os do banheiro, pois o ambiente continua úmido por muito tempo.
Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Acesso Rápido

Portal da Educação Ambiental promove ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade

Você sabe o que é permacultura? E herbário? Já ouviu falar em queima prescrita? Estes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *