Prefeitura anuncia volta da Ciclofaixa de Lazer na cidade com patrocínio da Uber

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), assinou nesta quarta-feira (10/6), um Termo de Cooperação com a empresa Uber para a operação da Ciclofaixa de Lazer na cidade aos domingos e feriados.
A Uber, com o direcionamento da Prefeitura, vai operar os 117 quilômetros da Ciclofaixa de Lazer por 12 meses, que poderão ser renovados, sem custos para o poder público. Serão mantidos os circuitos que já eram realizados. E todas as condições de segurança exigidas pela Prefeitura para os ciclistas serão cumpridas pela Uber, além de medidas de proteção e higiene para a equipe de operação.
“A Uber vai investir R$ 11,5 milhões para cuidar das ciclofaixas, informou o prefeito Bruno Covas. “A área da Saúde já deu o okay. Não há problema nenhum por causa da pandemia e essas ciclofaixas, que estavam desativadas desde o ano passado voltam a operar por conta dessa parceria que a Prefeitura assinou com a Uber”, disse Covas. Segundo o prefeito, as bicicletas são muito importantes para a cidade, não só por causa dessa parceria, mas pelo plano cicloviário que prevê a requalificação de 310 quilômetros de ciclovias e a criação de mais 100 quilômetros até o final deste ano.
A proposta da empresa foi aberta em sessão pública no dia 17 de fevereiro e passou por análise técnica da Secretaria de Mobilidade e Transportes e da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).
A primeira montagem da Ciclofaixa de Lazer pela Uber está prevista para o dia 19 de julho e se somará aos esforços da Prefeitura para oferecer condições seguras tanto de mobilidade quanto de lazer nesse momento de abertura gradual das atividades da cidade. A data poderá ser revista caso haja necessidade de readequação do plano de abertura da cidade.
“A bicicleta é o modal mais seguro para evitar a disseminação da Covid-19. A Organização Mundial da Saúde recomenda que, sempre que possível, nos deslocamentos mais curtos, a população deve privilegiar caminhadas e deslocamento por bicicleta. A Prefeitura de São Paulo está oferecendo com apoio da Uber a volta da ciclofaixa de lazer, que é um importante e seguro circuito para a população” , afirma Édson Caram, secretário municipal de Mobilidade e Transportes.
“Após o período de isolamento necessário, acreditamos que a ciclofaixa terá um papel-chave na recuperação de São Paulo. A expectativa da Uber é a de que a ciclofaixa possa ir além do papel que tinha até então e se transforme na porta de entrada do paulistano para novas formas de mobilidade e sirva de estímulo para as pessoas mudarem hábitos, ajudando a reduzir o congestionamento e a poluição, que são duas peças do cotidiano que ninguém sente saudade”, afirma Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil.
Desde a última ativação da ciclofaixa, em 25 de agosto de 2019, a Prefeitura não mediu esforços para reativar esse tão importante projeto da cidade de São Paulo. Nenhum dos interessados, porém, havia conseguido cumprir os requisitos mínimos de segurança para que a Ciclofaixa de Lazer pudesse ser devolvida à população. Veja os trechos contemplados com a Ciclofaixa de Lazer:
PAULISTA / CENTRO / JABAQUARA / PQ. IBIRAPUERA – 1) Trecho Paulista / Jabaquara – 18.852 metros – 2) Trecho Paulista / Centro – 16.204 metros – 3) Trecho Jabaquara / Pq. Ibirapuera – 10.252 metros
– DISTÂNCIA TOTAL – 45.308 METROS
PQ. IBIRAPUERA / SUMARÉ / PQ. DO POVO / PQ. VILLA LOBOS / PQ. DO CHUVISCO – 4) Trecho Pq. Ibirapuera / Sumaré – 8.542 metros – 5) Trecho Pq. Ibirapuera / Pq. do Povo – 7.902 metros – 6) Trecho Pq. do Povo / Pq. Villa Lobos – 15.018 metros – 7) Trecho Pq. Do Chuvisco / Pq. do Povo – 13.488 metros – DISTÂNCIA TOTAL – 44.950 METROS
ZONA NORTE – 8) Trecho Zona Norte – 8.316 metros – DISTÂNCIA TOTAL – 8.316 METROS
ZONA LESTE – 9) Trecho Zona Leste – 19.104 metros – DISTÂNCIA TOTAL – 19.104 METROS
DISTÂNCIA TOTAL DOS TRECHOS E LOTES – 117.678 metros

Acesso Rápido

Portal da Educação Ambiental promove ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade

Você sabe o que é permacultura? E herbário? Já ouviu falar em queima prescrita? Estes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *