21 de setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer

O Alzheimer é uma das principais doenças da terceira idade

Várias doenças podem surgir na terceira idade, porém a mais comum das demências é o Alzheimer, causado pela morte de células cerebrais. A doença ocorre após os 65 anos de idade, e não se conhece a sua causa específica, porém surge na população que vive mais.
“O alzheimer compromete a memória, o raciocínio, as emoções, a capacidade de realizar tarefas e possui evolução progressiva e incapacitante”, explica o geriatra do Hospital Nossa Senhora das Graças. Dr. Vitor Pintarelli.
O diagnóstico precoce é importante para que a família tenha tempo de assimilar as mudanças cognitivas e comportamentais do paciente, pois com a evolução progressiva da doença o idoso se torna cada vez mais dependente. Em muitos casos, é o cônjuge ou um familiar próximo quem assume o papel de principal cuidador. “Muitos precisam de ajuda para se vestir, se alimentar, deslocar, fazer o uso do banheiro, e tomar banho”, destaca Dr. Vitor. O apoio da família também é ; fundamental para este cuidado. “A melhor maneira de ajudá-lo, é não dar informações que ele não possa lembrar, para não causar maior sofrimento”, orienta Dr. Vitor. Além desses cuidados, o acompanhamento médico, por meio de check-ups, solicitado pelo mesmo, também é essencial.

Acesso Rápido

Água sanitária pode ser eficaz no combate às larvas do mosquito da dengue

Já foram registrados mais de 2 milhões de casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *